10 agosto 2010

De molinhas às costas.


Dobrávamos os músculos, ríamos com pinturas, saltávamos do céu
E caíamos na rede dos peixes, fazendo parte de figuras.
In-animadas. A animação vinha-nos de dentro
e os senhores das pipocas viam nos olhos cegos dos clientes o trabalho por fora.
Éramos os nómadas do destino.
Assistíamos às pobres selvas enjauladas dos tigres e dos leões que pouco comiam e pastávamos o mesmo cheiro a feno fora das roulotes com televisão a pilhas. E eramos mais altos que os elefantes.
Gravámos t-shirts com as canetas de feltro baratinhas e tirámos fotos com as caras que não eram nossas.
Fomos famosos por horas, entrámos em sonhos de crianças quando não saltávamos de caixinhas-surpresa com a molinha ao fundo das costas.
Trabalhávamos de noite; dobrávamos os músculos.
Só dormiamos quando o mundo se esquecia de nós.
Nunca ninguém se esqueçeu de nós.
A nossa tenda era redonda como o mundo, sem um começo nem fim nem destino concreto.

E nunca foi preciso ir a um circo para lá estarmos.

2 comentários:

  1. fiquei a sorrir para o teu comentário de 'reflexão'. é estranho como somos todos diferentes, não é? Li aquela frase há muitos anos e lembro-me que me apropriei logo dela. As minhas relações são todas muito assim imperfeitas mas de um invejável entendimento. É complicado explicar. Acho que aquelas palavras traduzem-no muito bem. Lembro-me de pensar que poderia perfeitamente sintetizar-me e que fiz beicinho por não ter sido eu a escrever. ^)

    ResponderEliminar
  2. este texto tem uma travo amargo nas entrelinhas, daquele que está bem camuflado, daquele que nos obriga a pegar na pá e mover areias. Do subtil. Sabes disso, não sabes?

    [e isto não vem muito a propósito, mas eu sempre tive muita pena dos palhaços. Eu era a miúda estranha que quando eles chegavam, ficava com um sorriso taciturno e dizia, coitadinhos. E quanto mais eles faziam rir mais eu ficava triste por eles. so stupid. para mim o palhaço é a imagem de alguém triste, amarrada num colete de forças de coragem. coisas.]

    ResponderEliminar